Granito x Mármore: entenda a diferença

2023-11-27

Granito x Mármore: entenda a diferença

As pedras ornamentais têm sido utilizadas pelo homem em construções desde os primórdios da civilização, principalmente o granito e mármore. Este último, por exemplo, foi muito empregado na Grécia antiga, sendo, inclusive, a principal matéria prima de uma das mais famosas esculturas do mundo, a Vênus de Milo.


Já no que diz respeito ao granito, o primeiro registro de sua utilização foi na civilização egípcia, sendo usado para a edificação de túmulos faraônicos e monumentos.


Apesar de terem bastante diferença, muita gente ainda confunde um com o outro. Se você também está incluído nesse grupo de pessoas, então confira o nosso artigo, aprenda as principais semelhanças e diferenças entre granito e mármore, e descubra mais sobre as características de ambas as pedras. Vamos lá?

Granito

Características

O granito é uma pedra mundialmente reconhecida pela sua beleza e elegância. Muito utilizada na construção, a peça ganhou destaque por ser durável (altamente resistente), de fácil aplicação e pouco abrasiva, reduzindo a manutenção e facilitando a limpeza, uma vez que não necessita de produtos específicos, como alguns porcelanatos e cerâmicas.

Além disso, por ser uma matéria-prima vasta no mercado, o granito transforma-se num tipo de revestimento razoavelmente acessível.

Dureza

Entre as rochas ornamentais, o granito é considerado o mais duro, resistindo a altas pressão e a diversos outros elementos. A título de curiosidade, para determinar o nível de dureza de um mineral, utiliza-se a escala de Mohs.

O granito, que é constituído basicamente pelos minerais feldspato e quartzo, apresenta dureza entre 6 e 7, respectivamente, em uma escala de 1 a 10.

Permeabilidade e porosidade

No que concerne a esses aspectos, o granito é considerado uma pedra de porosidade bem baixa (0,4 a 1,5%), o que quer dizer que seus desenhos são tipicamente caracterizados por veios, e não por poros.

A sua permeabilidade, que é a capacidade do mineral em transmitir fluidos, é de 0,2 e 0,5, o que significa que ele é considerado uma pedra de baixa capacidade de absorção.

Temperatura

A temperatura do granito é o que o diferencia das outras pedras, uma vez que ele é uma das poucas a ser considerada como termicamente estável. Isso quer dizer que ele consegue resistir às mudanças drásticas no ambiente externo, mantendo uma temperatura regular.

Tipos

Os tipos de granito contam com uma ampla variedade de tons, sendo que as cores mudam de acordo com a região em que a pedra é extraída. Alguns tipos são nomeados de acordo com a cor e local de extração.

Vantagens

  • muito utilizado em construções, pois tem um excelente acabamento. Além de ser um revestimento elegante;

  • maior resistência a arranhões, ao contrário de outras pedras, porcelanatos e cerâmicas;

  • praticidade e facilidade de limpeza, podendo ser utilizado apenas sabão neutro e um pano úmido;

  • ideal para espaços de grande circulação (como aeroportos, shoppings, dentre outros), por ser mais durável e resistente que outros tipos de acabamento;

  • variedade de cores e tipos, o que permite soluções personalizadas para cada tipo de projeto;

  • grande durabilidade, gerando melhor custo vs benefício a longo prazo, quando comparado a outros tipos de revestimentos, como cerâmica e porcelanato.

Desvantagens

  • é um mineral frio, ideal para locais quentes, pois equilibra o ambiente. Já em regiões mais frias, o granito pode arrefecer ainda mais o ambiente;

  • a dureza da pedra pode causar sobrecarga nos pés e pernas, por isso indica-se o uso de tapetes em ambientes internos;

  • apresenta uma gama menor de opções de cores que o mármore, além de pontos pretos (quartzo) que escurecem o ambiente e não permitem uma cor homogênea.


Mámore

Características

O mármore é uma das pedras mais admiradas em todo o mundo, sendo, portanto, artigo essencial em diversos projetos de acabamento e decoração. O seu desenho natural, repleto de veias, é um grande destaque que permite a conquista de admiradores em todo o mundo, uma vez que oferece um acabamento com cores mais homogêneas.

Isso não ocorre no caso do granito, devido às suas pintas pretas (quartzo). A sua elegância e beleza tornam o mármore uma das principais pedras utilizadas no revestimento de ambientes.

Tipos

Falar em tipos de mármore é basicamente falar das suas cores. Os seus constituintes principais são brancos e o que cria a coloração nesse mineral são as impurezas ou minerais acessórios. As variações de veios, tons, desenhos e pureza são o que determinam o preço dessa pedra.

Vantagens

  • muito utilizado em construções, pois tem excelente acabamento;

  • praticidade e facilidade de limpeza, podendo ser utilizado apenas um pano húmido;

  • variedade de cores e tipos, o que permite soluções personalizadas para cada tipo de projeto;

  • ideal para revestimentos de paredes internas por ser uma pedra mais leve;

  • grande durabilidade, gerando melhor custo x benefício a longo prazo, quando comparado a outros tipos de revestimentos, como cerâmica e porcelanato (apesar de ser mais caro que estes acabamentos).

Desvantagens

  • por se tratar de uma pedra fria, ela não é recomendada para regiões de temperaturas mais baixas, funcionando da mesma forma que o granito;

  • material poroso, o que torna o mármore mais suscetível a manchas e ao escurecimento (vinho, gordura e até mesmo água), e menos resistente ao desgaste e soluções ácidas;

  • pedra mais frágil e “mole” (menos resistente), por isso, mais suscetível a riscos e lascas;

  • custo mais elevado, quando comparado ao granito.

Granito vs Mármore

Ficha Técnica

O granito é uma rocha magmática formada por três minerais: feldspato (principal responsável pela cor do granito), quartzo transparente e mica (mais duro, mais resistente e menos poroso). Já o mármore é uma rocha carbonática formada por um mineral, a calcita (mais macio, menos resistente que o granito e mais poroso).

Como visto, o granito e o mármore têm as suas similaridades, mas as suas composições, aspectos visuais, resistências, indicações de uso e valores de mercado fazem com que essas rochas sejam únicas e distintas entre si.

Tags: #granito #mármore #diferenças #vantagens #desvantagens #características

« Voltar